Divergida com a Globo, Liberty parece disposta a aniquilar a F1 no Brasil

 A Liberty Media já está a procura de outra emissora para seguir transmitindo no Brasil. Flavio Ricco disse que a Band foi procurada para transmitir a F1 no ano que vem, porém vale lembrar que a emissora está atolada em dívidas e por muito pouco não perdeu a Indy esse ano. A Record também é uma opção, ainda mais que a emissora neopentecostal gosta de roubar atrações da Globo. A ESPN/Fox Sports também demonstraram interesse na categoria.

SporTV transmitirá ao vivo o GP do Canadá de F1; Globo exibirá ...
O fim de uma parceria de 40 anos?

  Os donos da F1 tem duas exigências: US$ 22 milhões e ter seu próprio serviço de streaming, a F1 TV Pro. A Globo, que está cortando gastos, falou que mais de 20 milhões não paga, principalmente agora com o fim da exclusividade, com a chegada da F1 TV. Mesmo lucrando quase R$ 500 milhões em patrocínio e sendo sempre líder de audiência nas manhãs de domingo de corrida, a Globo já avisou que não pagará mais que isso. Mas os americanos não estão satisfeitos.

 Eu já estou preparado para o xingamento que irei receber após esse texto, porque irei falar da Globo. Sim, aquela que você chama de comunista, golpista, alienadora, essas coisas. Como todo mundo ama xingar a Globo, decidi escrever sobre o futuro da F1 no Brasil. Vou deixar claro que não sou nenhum ''globalóide'', como diria os retardados dos terraplanistas.

   A Liberty Media parece não fazer ideia do que está fazendo. Uma coisa que Bernie Ecclestone entendia bem é que a F1 é mais dependente da Globo do que vice-versa. Um dos motivos para o Brasil ser hoje a maior audiência da F1 se deve a emissora carioca, que sempre foi o maior conglomerado de mídia/telecomunicações da América Latina. Não a toa, Tio Bernie sempre acatava os desejos da emissora. Se você ainda não entendeu, eu te explico.

Globo reexibe GP do Japão de 1988 no Esporte Espetacular em 3/5 ...
Senna dificilmente seria eternizado
se tivesse morrido na era da internet.
  Sabe porquê de Senna ter se tornado esse ídolo nacional? Por causa da Globo. Foi ela quem o popularizou, em uma época em que a internet apenas engatinhava e a TV era o único meio de comunicação acessível, fazendo com que todos acompanhassem Senna. Hoje, mesmo não sendo mais hegemônica como nas últimas duas décadas, ainda há famílias que (pasmem) tem tradição de se reunir para assistir TV. E esse é o motivo para a Globo ainda ser disparada, a 2ª maior rede de televisão comercial do mundo e consequentemente, ser a vitrine ideal para a F1 no Brasil.
 
  ''Ah mas a Globo tirou os pódios da transmissão, parou de exibir a qualificação, não fazem mais transmissões in loco, ela não trata a F1 como deveria'', deve estar reclamando algum fã qualquer. Os pódios foram retirados unicamente porque a mudança no horário feito pela Liberty (de 9h para 10h10) passou a prejudicar completamente a grade da emissora. E no Globoesporte.com você pode ver o pódio, imagens ao vivo antes do início da transmissão na TV e as entrevistas pós-corrida. Tudo isso de graça (diferente da F1 TV).

  A Globo é uma das poucas emissoras que ainda fazem cobertura completa em todos os GPs. Uma das poucas que não interrompem a corrida para exibição de comerciais. Além disso, é uma das poucas que passam matérias sobre a categoria em pleno horário nobre, durante o Jornal Nacional. Realmente, a transmissão piorou, mas isso é uma tendência mundial. Agora, já pensou ter a corrida interrompida no meio de uma disputa para exibição de comerciais? Pois é, isso é comum em quase todas as emissoras que transmitem a F1.

  ''Ah, mas e a F1 TV?'', deve estar perguntando outro fã. Esquece. Não irá pegar no Brasil. Óbvio que os fãs mais apaixonados irão adquirir o serviço, mas apenas eles. Nem todos que assistem a F1 hoje são fãs, muitos são pessoas que apenas acompanham vez ou outra a categoria ou tradicionalistas que ainda assistem TV. Sem contar que aqui não é a Europa, nem todos tem ou vão querer gastar dinheiro apenas para assistir a F1. E como eu disse acima, já tem tudo disponível no Globoesporte.com e de graça. Se você está disposto a pagar pela F1 TV unicamente pelas ''câmeras exclusivas'', o dinheiro é seu.

F1 TV | Home
Streaming é o futuro, porém TV aberta ainda é um importante mercado para a F1.


  Sei que provavelmente 70% dos leitores já pararam de ler ou estão me xingando até a alma. Calma, vou dar uma opinião ainda mais controversa: se a Globo não quer a F1 TV Pro no Brasil, é melhor que assim seja. Se a F1 sair da TV aberta no Brasil, se restringindo a apenas canais pagos ou serviços de streaming, pode ter certeza, o público que assiste a categoria por aqui, cerca de 115 milhões (!) irá cair para pelo menos 10 milhões, sendo extremamente otimista.

   Vamos comparar aos outros casos no mundo: na Espanha aconteceu algo parecido, não entrou em acordo com as emissoras de TV aberta e migrou para a TV fechada. A audiência caiu em 99%, mesmo com Alonso no grid. Na Itália foi o mesmo. Na Alemanha, idem. Nem mesmo a  pátria-mãe da F1, a Inglaterra, escapou e partiu para a TV a cabo.

  No Brasil, a TV por assinatura tem cerca de 15 milhões de assinantes e de 2018 para 2019 perdeu incríveis 1 milhão de assinantes. Está com os dias contados. E o serviço streaming, como eu disse, ficará restrito entre os fãs mais apaixonados da categoria. Só. E mesmo se for para qualquer outra emissora de TV aberta, como Band ou Record, os números não chegarão nem perto aos que a F1 tem com a Globo.

  E não é só a F1 que depende da Globo. Sabe porquê a Stock Car ainda respira? Porque é a Globo que a mantém viva. A partir do momento que deixar de ser transmitida, ninguém vai querer investir no negócio, os patrocinadores vão minguar, as montadoras vão tudo cair fora. Ninguém vai investir em algo que não trará nenhuma visibilidade. E será o fim da principal categoria nacional.
Stock Car cogita provas sem público e descarta início da temporada ...
Veja a quantidade de patrocinadores. Agora pense quanto deles continuariam se a Globo deixasse de transmitir a Stock Car.

  Até mesmo Bernie Ecclestone - que sempre colocava o dinheiro em primeiro lugar e foi um dos responsáveis por essa migração a TV fechada - abria mão da grana para manter a F1 na Globo. Porém a Liberty se mostra disposta a perder a emissora que traz a maior visibilidade para a F1 no mundo unicamente porque quer 2 milhões a mais. Será que era só o Bernie que colocava o dinheiro em 1° lugar?

  Fui apenas realista. Se você ainda sim acha que a F1 tinha que sair mesmo da Globo porque ela não transmite mais o pódio, porque você não gosta do Galvão ou por qualquer outro motivo, repense. As consequências poderiam levar não só a perda do maior mercado que a categoria tem atualmente, como também ao fim da paixão nacional pelo automobilismo. E quem perderá com isso será nós, fãs de esporte a motor.

  Como eu sempre digo, a caixa de comentários está disponível abaixo para discordar ou me xingar, se for necessário.

Comentários

  1. Xingar? JAMAIS! concordo e assino embaixo de tudo. Tá na moda ofender quem não tem o mesmo engajamento ou posição política e o que a TV faz ou deixa de fazer pouco me interessa. Sou pagante de assinatura principalmente pra acompanhar a Nascar e outras categorias e nada mais irritante que a transmissão interrompida por conta dos sponsors..Brasileiros em sua grande maioria não faz ideia o que é isso e só sabe reclamar. Esporte a motor já é algo pouco cultuado na terra do futebol e seria uma pena perder algo tão importante assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Felipe, muito obrigado. De fato, infelizmente hoje com essa mania de brasileiro de reclamar de tudo acaba fazendo com que poucos valorizem a transmissão que a Globo nos dá, que não é das melhores, porém é muito melhor que a maioria das outras emissoras no exterior, até mesmo de TV fechada. Grande abraço!

      Excluir
  2. Xingar? JAMAIS! concordo e assino embaixo de tudo. Tá na moda ofender quem não tem o mesmo engajamento ou posição política e o que a TV faz ou deixa de fazer pouco me interessa. Sou pagante de assinatura principalmente pra acompanhar a Nascar e outras categorias e nada mais irritante que a transmissão interrompida por conta dos sponsors..Brasileiros em sua grande maioria não faz ideia o que é isso e só sabe reclamar. Esporte a motor já é algo pouco cultuado na terra do futebol e seria uma pena perder algo tão importante assim.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido concorda plenamente em tudo isso que vc colocou sabiamente aqui,as o que está em jogo é muito maior que o esporte infelizmente, está em jogo o futuro de um país, onde uma emissora lixo como está globosta, está ajudando a acabar com nosso país, denegrindo um governo que no meu entender luta acada dia para um país melhor, aluta é contra uma emissora que só mostra assuntos que vão contra a essência de família e cidadania e etc... Sou fã e doente por F1,mas se for pra ver a Globo perder milhões e fechar, que a F1 siga seu caminho e os brasileiros tem um país melhor sem esse lixo de emissora

    ResponderExcluir
  4. Rafael de Oliveira Rafabragaolive17 de julho de 2020 às 17:45

    Parabéns pela sua visao, concordo plenamente. Triste para o fã da F1, porem, neste mundo capitalista, é isso q acontece

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente? Tens que pensar fora da caixa. O que está acontecendo nesse momento com a F1 e também o futebol é uma revolução. E é claro que se ano que vem a Fórmula 1 estiver na Record, no EI ou sei lá onde, não será a maior maravilha da noite pro dia. Mas é um passo pra frente porque mais cedo ou mais tarde a casa vai se ajeitar. Achar que a Globo é a salvação da F1 é o poste mijar no cachorro. Talvez o Bernie fosse submisso a Globo por ter um produto ruim nas mãos. A Liberty não. Os caras fizeram a F1 ser interessante de novo. O produto Fórmula 1 está cada vez mais atrativo e o mercado segue isso. Te dou um exemplo: Game of Thrones. Não tava na TV aberta, não tava no Netflix e pouca gente tem HBO no pacote. Mesmo assim, TODO MUNDO ASSISTIU. Pelo simples fato de que conteúdo nenhum hoje em dia é refém. Esses números de TV a cabo que vc cita por exemplo, não conta o "gatonet" ou aquele link esperto. Fato é, se o conteúdo é interessante ele será consumido, com ou sem globo.

    ResponderExcluir
  6. É só mais um baba-ovo da venus pré-falimentar. Segue a vida.

    ResponderExcluir
  7. A F1 é um negócio e o modelo de negócio dela tá sendo repensado. Se antes a audiência era essencial para a sobrevivência do negócio, hoje o engajamento talvez seja mais importante. Se eu perder 95% de audiência, mas ficar um público que consuma e até supere esses 95% em consumo, talvez valha a pena. Sou assinante da F1 e desde que a Liberty assumiu a categoria a diferença é gritante. Recebo e-mails semanais, participo de pesquisas e conteúdo disponibilizado em outras mídias (YouTube, Podcast) facilitou acompanhar a categoria. A categoria tá muito mais próxima do fã. Do jeito que está atualmente, a transmissão na TV aberta não ajuda a angariar novos fãs (cobertura rasa e ufanista, dependente de pilotos brasileiros) e não agrada aos fãs que querem conteúdo mais completo.

    Tenho um podcast sobre o F1. Quem puder, confere lá.

    https://anchor.fm/palpitesdecorrida

    ResponderExcluir
  8. Entendo todas as argumentações, mas mesmo assim ainda discordo. Embora a F1 seja um negócio, um showbiz, ela é feita promordialmente para apaixonados por carros, corridas, automobilismo, enfim. Argumentar que iria perder púbico, certamente vai perder aquele telespectador de ocasião, que assiste as corridas simplesmente por “estar passando na tv domingo de manhã.”
    Ha de se ter mais respeito com o telespectador de carteirinha. Aquele apaixonado. Aquele que entende de corrida e não quer ouvir as mesmas asneiras e conceitos básicos de transmissão que a globo vem fazendo (leia-se transmitir para leigos). Tá na hora do verdadeiro fa de F1 ser valorizado e ter uma transmissão completa, informativa e com conteúdos de qualidade. Talvez a Liberty tenha esse conceito de qualidade e não quantidade e eu espero que tenha, pois eu como torcedor fanático e apaixonado quero uma transmissão de qualidade, respeitando os telespectadores de ocasião.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li tanta merda em uma única matéria. É impressionante o esforço do retardado que escreveu o texto pra defender o indefensável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não e porque um coisa foi assim a vida que tem que ser para sempre, me desculpa mas sua opinião e xula, acredito que quem for fã vai assistir em qualquer lugar. Igual um amigo falou acima o Bernie não soube usar o produto

      Excluir
  10. Nunca li tanta merda em uma única matéria. É impressionante o esforço do retardado que escreveu o texto pra defender o indefensável.

    ResponderExcluir
  11. Qual foi o resultado do movimento da TV aberta para TV paga na Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra? Foi ruim para a categoria?

    Outra coisa... qual a relação da F1 com Stock Car? Não entendi.

    Os patrocinadores da F1 não me parecem vender para o Brasil... muitas marcas nem comercializam seus produtos por aqui.

    Se a Liberty entende que seu produto vale o que estão cobrando, a Globo que pague. Pra mim a coisa funciona assim...

    Tenho certeza, e concordando com alguns comentários aqui, acho que a F1 indo pra TV fechado + F1 TV teremos uma cobertura mais bem feita e que agrada mais quem é fã de verdade.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Éric. A relação que eu quis fazer foi que o fim da F1 na Globo pode influenciar na Stock Car, levando também a saída da categoria. A Globo já tirou de sua grade no SporTV a Moto GP e a F2. A F1 pode ser a próxima. E a Stock Car?

      Excluir
  12. De forma nenhuma, xingar ou criticar.
    Matéria bem esclarecedora e muito bem escrita.
    Algumas notícias lidas eu confesso que não tinha conhecimento.
    Apenas uma coisa me intriga:
    O que é US-2.000.000,00 para a Globo ou para a Liberty ?
    Espero que um dos dois cedam, para o bem da F1 no Brasil.
    É isso

    ResponderExcluir
  13. De forma nenhuma, xingar ou criticar.
    Matéria bem esclarecedora e muito bem escrita.
    Algumas notícias lidas eu confesso que não tinha conhecimento.
    Apenas uma coisa me intriga:
    O que é US-2.000.000,00 para a Globo ou para a Liberty ?
    Espero que um dos dois cedam, para o bem da F1 no Brasil.
    É isso

    ResponderExcluir
  14. Assisto af1 a anos e claro que com pilotos brasileiros era mais emoção. Eu assisto a corrida na tv aberta pois não é transmitida na fechada mas os treinos classificatórios vejo.na fechada, pois alem de gostar de assistir os bastidores, a transmissão é mais limpa e objetiva. Tras o que realmente a gente quer ver e ouvir. Não há ufanismos. Por exemplo o strol ontem fez uma bela corrida. E ao fim da mesma nao recebeu nehuma menção dos narradores. Hamilton é o cara mas tem um puta carro na mão. Falar mais dos bastidores, alem de ver as ultrapassagens. E o que mais interessa e a globo canal aberto peca muito neste aspecto.

    ResponderExcluir
  15. Assino embaixo todo o texto, muito bem escrito por sinal.

    Só não concordo com a parte sobre o Senna, que foi um ídolo mundial do esporte, com fãs apaixonados até hoje, e na maior parte do grid e jornalistas. Portanto isso acaba não dizendo respeito apenas à Globo.

    Nelson Piquet tb correu e teve a chance de ser ídolo, mas não era Senna. Não tinha carisma e nem o braço e a coragem do Senna.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas