Pirelli, Pirelli... - Análise e notas do GP da Grã-Bretanha

  O que aconteceu nesse final? A Pirelli terá que explicar. Para nós fãs, foi ótimo, mas a FIA deve cair de bicho em cima disso. Aparentemente o motivo foi a estratégia de apenas uma parada das equipes, que foi adiantada devido a entrada do safety-car após a batida do Kvyat. Vale lembrar que devido as curvas prolongadas de Silverstone, as cargas sobre os pneus são grandes, o que é comum as vezes estourarem. Agora, farão uma análise para ver de quem foi a culpa. Já não é a primeira vez que isso acontece e a FIA no fim sempre culpa as equipes alegando que elas ''não usaram corretamente os pneus''.
 
Lewis Hamilton takes Silverstone win with a puncture in dramatic ...
Carga excessiva e estratégia adiantada de uma parada pode ter sido responsável pelo desgaste excessivo.
 
  Se você ainda acredita que há alguma chance da Red Bull ou do Bottas brigarem com o Hamilton nesse ano, eu sinceramente não faço ideia aonde está sua cabeça. Mais uma vez um campeonato em que já sabemos quem será o campeão logo na terceira corrida e teremos que nos contentar com boas corridas, apenas. Bateu uma saudade de 2010 ou 2012 agora...

  Hülkenberg nem largou. O cara chega no autódromo faltando 10 minutos para o início dos treinos, faz o molde do assento correndo, precisa usar macacão emprestado do Stroll pra no fim nem largar? Espero que pelo menos possa correr na semana que vem, se o Pérez não for liberado.

  Quando eu vi Verstappen parar pra ir no box eu já tava reclamando porque estava prevendo que o Hamilton teria o mesmo problema que o Bottas teve no final, dado a vida de seus pneus. Não deu outra. Perdeu uma chance clara de vitória. Tudo bem, os seus pneus poderiam também ter estourado caso ele continuasse na pista, visto que o mesmo já estava reclamando do desgaste, mas valeria a pena ter arriscado.

  Já o seu companheiro de equipe mais uma vez saiu extremamente criticado pelo desempenho ruim. Foi punido injustamente por um incidente de corrida com o Magnussen. Quem fechou a porta na chicane ali foi o dinamarquês, e o acidente era quase inevitável. Sacanagem. Mas o tailandês terá que usar todo o seu poder de meditação budista para aguentar a panela de pressão de Helmut Marko, que já vem reclamando desde o GP da Estíria.

  Sobre o Hamilton, preparem-se, porque amanhã na matéria sobre a corrida no Jornal Nacional vão mais uma vez endeusar o cara, falar que ele fez mágica com as mãos ao vencer uma corrida com apenas 3 pneus e vão explicar o DAS pela 1247ª vez.

Melhores:

  • Leclerc 9.1 - Conseguiu um bom quarto lugar na qualificação e por lá ficou durante a corrida. Nada a acrescentar.
  • Hamilton 8.9 - Tendo um bundão como companheiro de equipe, todo mundo já sabia quem seria o ganhador ontem mesmo. Não fez nenhuma ''mágica'', como a matéria do JN possivelmente dirá amanhã, mas fez um bom trabalho.
  • Verstappen 8.7 - A Red Bull fez essa merda de chamá-lo pros boxes e lhe tirou a vitória. ''Ah mas eles não tinham como prever''. Balela. Se o Bottas teve, o Hamilton também poderia ter. E teve. Mas, como as Mercedes são imbatíveis, conseguiu ser o melhor do resto durante todo o fim de semana.
  • Gasly 8.5 - Fez duas belas manobras para ultrapassar Vettel e Stroll e pontuar. Ainda ganhou mais 4 pontos de brinde com os problemas nos pneus.
  • Ricciardo 8.3 - Segurou a Flecha de Rosa de Lance Stroll e ainda conseguiu fazer boas manobras. Após os problemas de Sainz e Bottas, conseguiu ganhar duas posições e conquista uma ótima quarta colocação.
Piores:
  • Stroll 5.6 - Ok, não foi um desastre, mas só conseguiu pontuar por causa dos problemas lá na frente. Largou em sexto e ainda foi ultrapassado por diversos pilotos como Sainz, Ricciardo, Ocon, Albon e Gasly. A Mercedes no ano passado tinha um ótimo desempenho em Silverstone. Dava pra ter conquistado muito mais.
  • Albon 5.5 - Como eu disse acima, não teve nenhuma culpa pelo toque com o Magnussen no começo. Mas o tailandês de novo se classificou mal. No final da corrida se recuperou e trouxe pontuou, mas a luz amarela já está acesa.
  • Latifi 5.0 - O carro da Williams não é pior que o da Haas e o da Alfa Romeo. Latifi já se classificou em último hoje e ficou disputando com Räikkönen e Grosjean pela rabeira. ''Ah mas ele é novato, tem que dar uma trégua pra ele''. Nem vem. O cara fica 6 temporadas na Fórmula 2 para conseguir apenas um segundo lugar? Quando tem potêncial até entendo, mas nesse caso não.
  • Räikkönen 4.3 - Esse ai vem sendo sem dúvidas o pior até agora. O carro não ajuda, mas ficou bem atrás de Giovinazzi durante toda a corrida e ficou em último durante quase toda a prova. Sua asa ainda quebrou no fim, só pra consolidar o péssimo fim de semana.
  • Kvyat 2.4 - Só está na F1 como um tapa-buraco. Se a batida foi culpa dele ou não? Ele mesmo acha que foi. Pode ter tido alguma quebra na suspensão ou qualquer outra coisa, mas não foi o que pareceu pela forma que ele atacou a zebra. A Red Bull já tem nomes em sua acadêmia com a super licença, não sei o que querem com Kvyat.
Nota da corrida: 8.8 - A corrida não foi muito diferente do que vimos na Estíria e na Hungria. Mercedes de forma absoluta nas duas primeiras posições, Verstappen em terceiro e muita ação no pelotão intermediário. Os problemas nos pneus deram um gás no fim e contribuiram bastante na nota. Mas achei bem melhor que as duas últimas corridas que tivemos.

  Na F2, Drugovich fez a pole na sexta, mas a MP mais uma vez cagou na estratégia. Admito que não botava muita fé nele (nem nos outros dois brasileiros) no começo, mas vem impressionando desde a primeira prova do ano. Agora é torcer para conseguir uma boa equipe na F2 no ano que vem. Não vou me aprofundar muito porque escreverei um texto em breve sobre isso. Por enquanto é só. Tenho que tirar minha picanha da churrasqueira.

Comentários

Postagens mais visitadas