Um jogo de xadrez - Notas/Análise do fim de semana

   Foi estratégia pura. A Red Bull tentava uma estratégia diferente, ai a Mercedes ia lá e mudava a estratégia para tentar quebrar a estratégia da outro, ai o outro usava outra estratégia para anular a tentativa de quebrar a estratégia. Mas óbvio que isso não seria possível se Verstappen não tivesse cuidado bem dos pneus. E ver a Mercedes - que tanto usava a estratégia para roubar a vitória de outros times - perder uma corrida justamente na estratégia é bom demais. Reparou na quantidade de vezes que eu falei a palavra ''estratégia'' nesse primeiro parágrafo? É porque foi bem assim mesmo.]

F1:Verstappen dá show e supera Hamilton e Bottas no GP de 70 Anos

  Hülkenberg finalmente reestreou, conseguiu um ótimo terceiro lugar ontem, porém todos meio que já sabiam que seria muito difícil ele segurar o Verstappen na largada. Foi o que aconteceu. No fim da corrida a Racing Point inexplicavelmente o chamou para os boxes, só mesmo para dar a quinta posição pro filhinho do dono. Leclerc conseguiu um bom quarto lugar ao usar uma estratégia de apenas uma parada.

  A McLaren teve um desempenho meio apagado. Na qualificação, Sainz foi eliminado no Q2 e Norris ficou em último no Q3, e na corrida apenas Norris pontuou, com um nono lugar. Enquanto isso, a Renault parece ter dado uma evolução, com Ricciardo conseguindo se qualificar em 3° e 5° nos dois últimos finais de semana. Já o Ocon, deixa pra lá.

  Agora vamos aos melhores e piores:

Melhores

  • Verstappen 9.6 - Administrou incrivelmente bem os pneus e conseguiu por a complexa estratégia da Red Bull em prática e mesmo com os pneus mais desgastados, conseguiu acompanhar o ritmo de Bottas depois do primeiro stint. É o único do grid que conseguiria bater de frente com o Hamilton.
  • Hülkenberg 9.0 - Com um carro que não foi projetado para ele, que ele não está acostumado, e ainda sim ficar em 3°? É por isso que sempre falei que a galera subestimava demais esse cara. Era para ter terminado em quinto, se não fosse sabotado pela Racing Point. Parece muito um fanboy chorando né? Mas sério, não consigo ver nenhuma outra razão para ter sido chamado para os boxes se não para dar a posição pro Stroll. Os pneus deles não estavam desgastados, visto que ele tinha trocado há pouco mais de dez voltas. 
  • Bottas 8.4 - Coloquei mesmo só como uma consolação. Tava se remoendo para segurar o Hamilton e perdeu a liderança na estratégia para Verstappen. Nos momentos em que os dois pararam juntos dava para ele ter alcançado, mas é o Bottas né... 
  • Hamilton 8.3 - Fez um fim de semana parecido com o do Bottas. A Mercedes bem que tentou mudar a estratégia no fim para ver se ele teria alguma chance com o Verstappen, mas não deu. 
  • Leclerc 8.1 - Conseguiu tirar o quarto lugar de Hülkenberg ao usar uma estratégia de apenas uma parada. Poderia ter dado muito errado, mas deu certo, e mais uma vez conseguiu trazer ótimos pontos para casa.

Piores: 

  • Sainz 5.7 - Foi bem apagado. Bem apagado mesmo. Quase não o vi durante a corrida. A McLaren ainda por cima errou mais uma vez nos boxes, pra variar. Mas Carlos que já largava mal não fez uma corrida muito diferente da qualificação de ontem.
  • Vettel 5.3 - Mais uma vez superado por Leclerc na qualificação, o tetracampeão rodou sozinho na largada. Conseguiu se recuperar, mas ficou longe dos pontos.
  • Giovinazzi 4.9 - A Alfa Romeo definitivamente tem o pior carro do grid, mas a dupla parece estar fazendo um trabalho pior que o da Haas. Tonho largou bem e chegou a pular para 13ª posição, mas logo se recuperou e voltou para o fundo do grid, terminando atrás até mesmo de seu companheiro.
  • Räikkönen 4.1 - O que está acontecendo com Räikkönen ninguém sabe. O desempenho dele está muito pior que o de Giovinazzi. A sensação que dá é que ele nem tá ligando muito mais pra F1. Ontem, de novo se classificou em último, algo humilhante para quem já foi campeão mundial. Acredito que vem sendo o pior da temporada até o momento.
  • Magnussen 3.2 - Que Magnussen é violento nas divididas todo mundo sabe, e eu até prefiro esse estilo de pilotagem do que o de alguém como um Bottas. Mas hoje jogou o carro de uma forma completamente sem noção para cima de Latifi. Ainda teve que se retirar no final da prova. Parece que a Haas não fica para o ano que vem. 

Nota da corrida: 9.0 - Apesar de não ter tido a festa dos pneus igual na corrida anterior, achei melhor do que semana passada. O jogo de estratégias foi bem interessante, e finalmente alguém bateu a Mercedes. Palmas para Max.

  Como a tradição manda, sempre dou uma breve passada em cada categoria ao fim das notas. Na Formula E, António Félix da Costa deve garantir o título hoje. Bom, porque sempre torci para o português e sempre achei uma puta sacanagem o que fizeram com ele em 2014 ao chamar o Kvyat em vez dele para a Toro Rosso. Merece com todos os méritos. Na F2, Shwartzman perdeu a liderança. Já tinha feito um final de semana terrível na corrida passada, ontem novamente foi mal na qualificação e conseguiu um oitavo lugar. Hoje, com o grid invertido largava da pole, mas se fodeu logo na largada em um toque com seu companheiro de equipe. Agora está em terceiro no campeonato. Ilott, que venceu ontem é o líder disparado e Lundgaard o segundo. Hoje, quem venceu foi o Pyong Lee japonês, Yuki Tsunoda. É bom Sérgio Sette ficar de olho nele, porque pode pintar na AlphaTauri para o ano que vem. Ah sim, também teve o Ticktum que mais uma vez ameaçou bater de propósito em outro piloto. Ele já foi suspenso por dois anos do automobilismo por fazer isso. Eu juro que não sei quais processos a FIA usa para deixar um piloto correr, porque Ticktum é completamente instável psicologicamente. Duvido que passaria no exame psicotécnico para CNH no Brasil.

  Antes de ir embora, aproveitar para falar que GP do Aniversário de 70 Anos da Fórmula 1 é o pior nome de um evento que eu já vi em toda a minha vida. Agora, vou nessa porque hoje é Dia dos Pais e preciso terminar o almoço.

Comentários

Postagens mais visitadas