O caos que amamos - Análise e notas do GP da Toscana

  Brita e grama em todas as curvas, alta força G, áreas de escape pequenas. Um circuito de verdade. Muito melhor que aquelas obras Tilkeanas. São sempre esses tradicionais circuitos, como Hungaroring, Monza, Interlagos e Silverstone que nunca nos decepcionam. E agora Mugello, que aproveitou bem a oportunidade única de sediar um GP de F1 e fez bonito.
Acidente c/Max e engavetamento c/ Sainz interrompem GP da Toscana
  Ultimamente, reclamei bastante da falta de ação na pista. Os pilotos quase não erravam, se colidiam, os carros quase não quebram, e na maioria das vezes a corrida terminava com os 20 pilotos completando a prova, algo raríssimo alguns anos atrás. Mas nas últimas duas corridas, não tenho o que reclamar. Só nas oito primeiras voltas, seis pilotos bateram. É desse caos que nós, fãs, precisávamos. 

  Vou aproveitar para fazer dois elogios: a essa pintura da Ferrari, muito melhor que aquela fosca horrorosa e a narração de Everaldo Marques, mil vezes superior a de Cléber Machado.

  Hamilton ganhou de novo. Bottas bem que tentou, largou bem, mas nas outras duas relargadas, vacilou. Já o Albon tira um peso enorme das costas ao finalmente conquistar seu primeiro pódio. O da Renault fica pra próxima...

  1. Hamilton 8.1 - Contou um pouco com a sorte das relargadas para vencer, mas depois que retomou a ponta, não vacilou mais.
  2. Bottas 8.3 - Bottas bem que tentou, mas não era pra ser. Foi bem nos treinos, quase fez a pole, largou bem, na segunda largada acabou perdendo a posição para Hamilton no vácuo e na terceira relargada voltou ao normal e perdeu várias posições. 
  3. Albon 8.2 - O dia tão esperado chegou. Alex conseguiu andar no mesmo ritmo de Verstappen na classificação, dividindo a segunda fila com o holandês e na corrida não foi mal, apesar de só ter conseguido chegar ao pódio no final da prova.
  4. Ricciardo 9.2 - A tatuagem vai ficar para outro dia. Mais uma vez a Renault e Ricciardo batem na trave com o quarto lugar. Daniel brigou pelo pódio a corrida inteira, e se não fosse a relargada, provavelmente teria chegado no pódio. Uma pena, mas se a Renault continuar nesse ritmo, uma hora vai chegar.
  5. Pérez 7.4 - O demitido do mês não fez muita coisa hoje. Entregou o que tinha que entregar com o carro que tem nas mãos. Mas sinceramente, se terminar o ano sem conseguir um pódio será vergonhoso.
  6. Norris 7.7 - Eliminado no Q2, Norris conseguiu aproveitar os incidentes para faturar bons pontos. Já tá no lucro.
  7. Kvyat 7.5 - Depois do duro golpe de ver seu companheiro vencer em Monza, Daniil dessa vez fez o básico e largou a frente de Pierre e conseguiu alguns pontos.
  8. Leclerc 8.0 - Foi um baita feito a quinta posição ontem, e hoje, fez o que dava para esperar. Até chegou a ficar entre os três melhores no começo da prova, até ser ultrapassado por todos. Tentou uma estratégia diferente, caiu para o final do grid e conseguiu o que dava.
  9. Räikkönen 8.9 - Kimi deu um salto de qualidade nas últimas corridas. Hoje, contou com o azar de ser punido, mas teria terminado em oitavo a frente das duas Ferraris e de Russell. Não merece o fim de carreira que está tendo.
  10. Vettel 6.4 - É, sofreu um tanto no pelotão de trás. Ao menos não foi ultrapassado por Russell.
  11. Russell 3.3 - O cara também precisa aproveitar as oportunidades que lhe aparecem. Já é a quarta ou a quinta chance de pontuar que ele joga no lixo. Estava em oitavo, relargou mal pra cacete e ficou de fora dos pontos.
  12. Grosjean 6.8 - Fez bem ao ir pro Q2 ontem e hoje até que não vinha mal, até relargada, quando perdeu todas as posições que ganhou com o safety car e cair para último.
  13. Stroll 7.9 - Poderia ter terminado no pódio se não fosse a falha na suspensão, ou o furo no pneu, ou seja lá o que foi que causou aquele incidente.
  14. Ocon 7.0 - Teria conquistado bons pontos se tivesse participado da relargada.
  15. Latifi 5.0 - Quer que eu avalie o quê?
  16. Magnussen 5.0 - '' ''     ''      ''      ''   ''
  17. Giovinazzi 5.0 - ''   ''  '''   '' ''
  18. Sainz 5.9 A pancada foi forte, mas por sorte saiu bem. Se envolveu em um toque com Stroll logo no começo e na relargada teve aquele incidente.
  19. Gasly 2.3 - Meu deus... Foi eliminado ainda no Q1 e se envolveu em um incidente logo na largada com Verstappen. Parece o Maldonado depois em Mônaco depois de vencer na Espanha em 2012.
  20. Verstappen 4.3 - Parece que o carro estava com problemas na largada e ainda se envolveu em um incidente no começo, pondo um fim a um fim de semana que parecia ser promissor, com bom desempenho do RB16.
  • Nota da corrida 9.4 - Foi uma continuação do GP da Itália. É assim que eu gosto, caos do começo ao fim, abandonos, batidas... Isso que queremos.
  Na Fórmula 2, quem diria, Mick Schumacher é o líder após seus rivais tudo se darem mal. A pouco tempo atrás tinha escrito um texto sobre Mick e parece que terei que joga-lo no lixo. Consistente do jeito que é, não duvidem vê-lo faturar esse título. 
 
  Além disso, a Globo deixou de transmitir o Esporte Espetacular para dar sequência a Fórmula 1, e ainda há quem reclame da emissora e fale que ela não trata a F1 direito. Vai ser difícil arrumar outra emissora que valorize tanto a categoria quanto essa. Fui.

Comentários

Postagens mais visitadas