O circuito que nunca te decepciona - Análise e notas do GP da Itália

Equipe inteira da AlphaTauri comemora a vitória de Pierre Gasly no GP da Itália - Rudy Carezzevoli/Getty Images 

  Até agora não estou conseguindo acreditar no que meus olhos acabam de ver. O que foi isso meu deus? Estamos presenciando um momento histórico na F1. É a primeira vez na era híbrida (e desde o GP da Austrália de 2013) em que uma equipe fora do trio Mercedes-Red Bull-Ferrari vence uma corrida, além de ser a primeira vez da era híbrida em que não vemos nenhuma equipe desse trio no pódio. 

  Eu achei que esse momento nunca chegaria. Desde a chegada dos novos motores que criaram uma divisão enorme entre as equipes de ponta com as do pelotão intermediário, achei - e inclusive cheguei a escrever sobre isso neste blog - que nunca mais fossemos ver novamente um Vettel ganhar de Toro Rosso, um Button de Honda, um Maldonado de Williams, um Fisichella de Jordan, e por ai vai. Felizmente me enganei. Claro que foi uma corrida atípica, Gasly não fez a pole e dominou de ponta a ponta, como foi na última vitória da AlphaTauri/Toro Rosso com Vettel em 2008, mas ainda sim venceu. 

  Ontem, na classificação tinha chegado a conclusão: a Fórmula 2 está 1000x melhor que a F1, a ponto de eu acordar cedo em um sábado pensando mais na corrida da F2 do que na classificação da F1 (tendo inclusive, dormido na parte final dessa e só acordado ouvindo Sérgio Maurício gritar ''Lewis Hamilton faz a pole''). Achei que seria mais uma corrida igual as outras. É uma temporada monótona, todos sabem quem fará a pole position e quem vencerá antes mesmo dos treinos de sexta. Mas Monza nunca nos decepciona. 

Aquele título que você pensou que nunca veria em sua vida.

  Admito, eu estava torcendo para Sainz, porque queria muito ver a McLaren voltar ao topo do pódio, mas também estou feliz pela vitória da AlphaTauri. Gasly merece, vinha sendo o melhor dos pilotos do pelotão intermediário. Depois de não suportar mais ouvir o nome ''Lewis Hamilton'' nas transmissões, nós, fãs, merecíamos uma corrida de verdade. Como eu ainda estou sem palavras, vamos direto as notas.

  1. Gasly 10 - Acredito que esta seja a primeira vez que dou um 10. Mas o cara venceu de AlphaTauri. Queria que eu desse menos que isso? Óbvio que ele contou com a sorte da bandeira vermelha, mas com o carro que ele tem, continua sendo um feito incrível.
  2. Sainz 9.8 - Acredito que se tivesse mais umas 3 voltas ele poderia ter vencido. Nas últimas voltas a diferença para Gasly estabilizou em 1.5s e quando pôde ligar o DRS já era tarde. O resultado pra ele é uma pena, pois mesmo se não tivesse tido toda essa maluquice, ele ainda sim teria terminado em segundo, mas ainda sim, Carlos pode comemorar o resultado.
  3. Stroll 5.1 - Acreditem, ainda estou sendo bonzinho dando essa nota pra ele. A vitória estava nas mãos dele(!). Depois da relargada, era só ser cauteloso e levar o carro até o fim, mas perdeu posição para a Räikkönen, Sainz, Giovinazzi e Norris, ainda errou a freada, saiu da curva e jogou tudo pro espaço. Com o carro que tinha, teria sido uma vitória tranquila.
  4. Norris 8.3 - Vinha fazendo uma boa corrida em terceiro até a interrupção da prova. Assim como Sainz, perdeu várias posições com o safety-car, mas se recuperou e conseguiu um bom resultado.
  5. Bottas 2.1 - Que Bottas é um bundão todos sabem. Agora, esse fim de semana foi um horror. Mais uma vez largou mal pra cacete e mesmo com o melhor carro do grid não conseguiu nem recuperar as posições que perdeu. Um desrespeito mantê-lo na Mercedes enquanto Russell vai para sua 3ª temporada na Williams.
  6. Ricciardo 8.3 - Esperava a Renault mais forte que a McLaren nesse fim de semana, mas não foi o que ocorreu. Ainda sim, Daniel teve um desempenho constante no fim de semana, teria terminado em quinto se não tivesse perdido a posição para Bottas no safety-car, visto que na pista, Bottas jamais ultrapassaria Ricciardo.
  7. Hamilton 7.9 - Não me venham com esse papo ''Ai, ele é incrível, terminou em sétimo depois de cair pra último''. Odeio esse saudosismo para qualquer piloto. É engraçado que a maioria dos que falam isso são os mesmos que reclamam do ufanismo dos sennistas (que também são chatos pra cacete). Foi uma boa corrida, sem dúvidas, mas não quer dizer que ele foi ''incrível'' ou ''fenomenal'' ou qualquer outro adjetivo que a mídia e os fãs amam vomitar. Mas não dá para negar, Lewis se recuperou bem.
  8. Ocon 7.6 - Correu no mesmo nível de seu companheiro durante todo o fim de semana. Mas ainda está muito apagado.
  9. Kvyat 7.3 - Deve estar sendo osso levar chumbo de seu companheiro toda corrida, e o resultado dessa corrida parece que foi o Golpe da Misericórdia para Daniil.
  10. Pérez 7.0 - Sérgio se classificou muito bem e tinha tudo para fazer uma corrida, mas caiu para a metade do pelotão com a bandeira vermelha. Mas dava para ter se recuperado.
  11. Latifi 6.1 - Esse já é o segundo 11° lugar dele e mesmo terminando atrás de Russell em todas as corridas, está a frente de seu companheiro na tabela por causa desses dois resultados... Vai ser que nem o Kubica no ano anterior.
  12. Grosjean 7.3 - Romain não foi mal. A Haas demonstrou um desempenho semelhante ao da Ferrari nesse fim de semana. Mas ainda segue zerado.
  13. Räikkönen 8.7 - Achei uma sacanagem Kimi não ter pontuado hoje. Com a bandeira vermelha, subiu para quarto, e na relargada, superou Stroll e chegou a assumir a segunda posição. Mas era óbvio que o carro da Alfa Romeo não suportaria mais que isso. Mas segue sendo um dos melhores do fim de semana.
  14. Russell 5.4 - Um tanto apagado hoje, né não George?
  15. Albon 5.1 - Ok, a Red Bull não demonstrou um bom desempenho, mas essa vitória do Gasly com a Alpha Tauri - que já vinha pressionando Albon - parece que vai ser duro de engolir. E acredite, pode ter sido determinante na sua permanência ou não na RBR para o ano que vem.
  16. Giovinazzi 7.7 - Dessa vez Antonho GIOH não foi mal. Assim como Hamilton, foi punido com o drive through (opa, ó o nome do blog aqui), e com o carro que tinha, não tinha como se recuperar. Mas nem mudaria muita coisa, porque assim como Kimi, teria terminado fora dos pontos.
  17. Verstappen 5.8 - Foi bem apagado durante o fim de semana. Helmut Marko jurava que o fim do modo festa ia permitir que a Red Bull brigasse com a Mercedes na classificação, e vimos bem isso, com Max largando apenas em quinto. Caiu pro fundo do grid com a relargada e se retirou no fim.
  18. Leclerc 6.7 - Depois de mais uma classificação terrível, Leclerc poderia até ter ganho hoje se não tivesse batido, visto que já tinha parado e ganhou inúmeras posições com o safety-car. Ele assumiu o erro pela batida, mas o mais impressionante foi ter saído ileso. Se fosse a algumas décadas atrás, sem uma fratura na perna não saia.
  19. Magnussen 7.4 Aquele safety-car pela sua quebra foi ridículo, dava tranquilamente para ter tirado o carro sem nem VSC. No mais, Kevin fez uma boa classificação. Só.
  20. Vettel 4.6 - Eliminado no Q1 e abandonou nas primeiras voltas com problemas nos freios. Não podia ser melhor.
  • Nota da corrida: 10 - Enfim, vimos alguma equipe diferente vencer. É pra glorificar de pé. 
  Na Fórmula 2 ontem enfim tivemos a primeira vitória de Mick Schumacher na temporada. Apesar de ser um piloto nada impressionante, Mick é extremamente consistente, e vem mostrando isso nesse ano. Hoje Ticktum venceu, mas foi desclassificado por largar com combustível abaixo do permitido e com isso, a vitória ficou com Ilott, que volta a liderança. Agora, eu to saindo fora porque preciso terminar a feijoada.

Comentários

Postagens mais visitadas