Reclama e vence - Análise e notas do GP da Bélgica

GP da Bélgica: Mercedes de olho em Ricciardo e na chuva: o que esperar do GP  da F1 

  Eu achei essa frase do Cléber Machado genial, apesar de detestar qualquer tipo de rasgação de ceda, não só pro Hamilton, como pra qualquer piloto. Mas acho que todos já sabiam que hoje seria Hamilton, Bottas e Verstappen no pódio, visto que é só isso que anda acontecendo nas últimas corridas. 

  A Renault demonstrou um desempenho surpreendente em pistas de alta velocidade, com Ricciardo e Ocon pressionando durante a corrida inteira Verstappen e Albon, e acredito que semana que vem, em Monza, virão mais fortes ainda. E Ricciardo ainda fez a volta mais rápida da prova no fim. Já a Ferrari foi o oposto, quase caiu no Q1 ontem e hoje ficou com os dois carros nas últimas colocações, mostrando um desempenho similar ao de Haas e Alfa Romeo (tendo tido dificuldades com estes, inclusive). Tá tenso o clima em Maranello.

   Na corrida, vimos o que já tínhamos visto nas últimas corridas, como Estíria, Hungria, Grã-Bretanha e Espanha. Hamilton na frente a corrida inteira, Bottas e Verstappen no pódio e ação no pelotão intermediário. Sem delongas, vamos as notas:

  1. Hamilton 8.8 - É, esquece. O cara provavelmente vai vencer todas as últimas provas desse ano.
  2. Bottas 7.4 - Ontem na qualificação tomou 0s500 de Hamilton, algo um pouco inaceitável para alguém que está em uma equipe de ponta. Hoje não fez nada para conter o domínio de Hamilton e terminou em segundo. Enquanto isso, Russell mofa na Williams.
  3. Verstappen 8.1 - Foi um pouco apagado, mas como a Mercedes é imbatível, podemos dizer que foi o melhor do resto. Agora nos resta ver se esse banimento do ''modo festa'' irá realmente mudar alguma coisa na qualificação. Acredito que não.
  4. Ricciardo 9.0 - A Renault se mostrou um carro extremamente veloz e que capaz até de bater a Red Bull em certas pistas, com Daniel fazendo a melhor volta da prova no fim e garantindo o ponto extra. Pena que ainda não conseguiu um pódio.
  5. Ocon 8.4 - Oscilando entre desempenhos consistentes e outros extremamente apagados, Ocon dessa vez fez a lição de casa. Largou em sexto e pressionou Albon até o fim, conseguindo uma ultrapassagem na última volta.
  6. Albon 7.7 - Acho sacanagem dizer que o cara foi mal esse fim de semana. A Renault realmente foi superior e Verstappen também teve dificuldade com os carros amarelos. Não foi nenhum brilhante, mas também não foi mal.
  7. Norris 8.0 - Como eu disse, a McLaren não parece mais ter o mesmo desempenho do início da temporada, e Lando, que de novo largou em último no Q3, fez uma boa corrida, ultrapassando Stroll no fim e garantindo o sétimo lugar.
  8. Gasly 9.3 - O melhor do fim de semana. Largou de duros, e ainda sim fez ótimas ultrapassagens sobre outros pilotos de médios e macios, chegando a sétima colocação. Depois do segundo stint, conseguiu recuperar as posições que perdeu e termina mais uma vez nos pontos.
  9. Stroll 7.1 - Se qualificou atrás do seu companheiro, ganhou umas posições com as paradas de Gasly e Pérez, mas perdeu-as logo em seguida e terminou aonde estava. A Racing Point perdeu o gás.
  10. Pérez 7.2 - Foi quase o mesmo que Stroll. Se qualificou perto de seu companheiro, e pelo menos conseguiu terminar nos pontos após parar mais tarde.
  11. Kvyat 7.6 - Não acredito que tenha tido um desempenho ruim hoje. Andou no mesmo nível de seu companheiro durante o fim de semana, se qualificando a frente dele, inclusive. Mas acabou ficando de mãos vazias por ter feito uma estratégia diferente do francês.
  12. Räikkönen 8.4 - Definido por mim há algumas provas como o pior da temporada, Räikkönen vem se recuperando. Fez uma boa qualificação e hoje, chegou até a figurar nos pontos durante boa parte da corrida, mas seu carro não lhe permitia mais que isso. Ainda fez uma bela manobra sobre Vettel para garantir o 12°.
  13. Vettel 6.6 - Não o julgo pelo resultado. O carro da Ferrari é uma merda.
  14. Leclerc 7.9 - Fez uma ótima largada ao ganhar nada menos que cinco posições. Mas logo foi ultrapassado por todos, ai veio o safety car, logo depois aquela chamada para os boxes. Mas mesmo se não tivesse parado, seu resultado não teria sido diferente.
  15. Grosjean 6.8 - É, fez o que o carro da Haas permitia. Ainda deu um trabalhão para Leclerc.
  16. Latifi 4.9 - Quem?
  17. Magnussen 2.4 - Largou em último e por lá ficou até a volta final.
  18. Giovinazzi 3.1 - Estou dando essa nota, mas não tenho certeza se a culpa foi dele naquele incidente. Pode ter sido a suspensão, como foi com Kvyat na Grã-Bretanha. Mas no ano passado, no mesmo circuito, Giovinazzi cometeu um erro similar na última volta e bateu. Não só dessa vez, dá para fazer uma lista de quantas vezes Tonho perdeu o controle do carro sozinho e bateu.
  19. Russell 6.8 - Fez uma boa qualificação. E foi vítima das peripécias de Giovinazzi
  • Nota da corrida 7.8 - Não foi chata não, apesar de não ter tido nenhuma disputa pelas primeiras posições depois da terceira volta. Foi parecido com o que já estávamos vendo antes.
    Ontem na Fórmula 2 tivemos uma corrida polêmica. Pra começar, Matsushita - que vinha perdendo posição atrás de posição - jogou o carro pra cima de Drugovich e acabou com a corrida de ambos. Há quem diga que Drugo forçou demais, eu não vi nada demais. Tinha carros atrás dele e não podia demorar demais para fazer a manobra. Culpa do japonês. Falando em japonês, Mazepin ganhou a liderança nos boxes, mas foi punido por jogar Yuki Tsunoda pra fora da pista duas vezes. Na minha opinião, achei a punição justa. Nas duas vezes, o russo espremeu e jogou Yuki para fora da pista. Depois da corrida, ainda deu chilique. Atropelou a placa de segundo lugar, se recusou a levantar o troféu e não quis estourar champanhe. Entendo a revolta dele, mas é preciso saber perder também.

  Hoje, vimos ninguém menos que Roy Nissany largar da pole. Com Ticktum logo atrás. Óbvio que ia dar merda. E deu. Shwartzman venceu, e agora, retoma a liderança do campeonato. No mais, na Indy ontem vimos Dixon passar O'Ward nos boxes para vencer e na Fórmula 3 Logan Sargeant lidera após vencer a corrida 2. Ah é, a Globo não irá renovar com a F1. Já escrevi um texto explicando o porque isso seria péssimo a categoria, acho que seria bom dar uma lida lá antes de sair comemorando. É isso, tô indo nessa. Preciso terminar minha carne de sol na manteiga de garrafa. 

Comentários

Postagens mais visitadas